JS Corporex - шаблон joomla Mp3

A UNÇÃO DO SANTO

A UNÇÃO DO SANTO

 

I João: 2: 20

 

Inconformado com as inovações religiosas que tem surgido nestes últimos dias as quais não quero dizer que são teológicas porque de teologia não tem nada, mas que são criadas por homens inteligentes e sagazes com a finalidade de chamar a atenção e atrair os menos esclarecidos e desconhecedores da bíblia sagrada para seus grupos, listei alguns tipos de unção que são frequentemente usados por pregadores e cantores, mas que não as encontramos na bíblia sagrada. Por exemplo: Unção do cai, cai ; Unção da Lagartixa ; Unção do Riso ; Unção da Ousadia ; Unção da Conquista ; Unção da Multiplicação ; Unção Financeira etc. Isto é preocupante porque é uma enganação e não uma mensagem que edifica e que leva as pessoas a ter uma experiência com Deus a mudar de vida.

A prática da unção é antiguíssima podendo ser acompanhada de culturas pré-históricas. A prática pode ter surgido nas praticas nomádicas de sacrifício, como untar de gordura os potes totens, como parte de alguma refeição comunitária, ou pode ter surgido com base em unções para fins medicinais, quando se espera sua cura. Várias dessas práticas foram bem averiguadas na Babilônia e Egito, antes dos tempos bíblicos. A unção de reis, sacerdotes e etc, eram formas comuns. Além disso, tal prática estava associada ao exorcismo e às cerimônias que preparavam jovens para sua entrada na sociedade dos adultos.       

 Os hebreus adotaram a prática da unção mesmo antes da Lei dada por Moisés como vemos em Gêneses: 31: 13, quando Jacó ungiu a coluna que erigira em Betel aparentemente como forma de dedicação. Durante a época dos juizes, a prática era usada por ocasião da consagração de governadores. Ver (Juizes: 9: 8 e 15).

 A palavra

I Que é Unção?

Unção é a aplicação de azeite ao corpo ou à cabeça, era costume comum na antiguidade.

 

II Como era feito a Unção?

  • O oficiante tomava uma vasilha com óleo de preferência o azeite de oliveira (“e de azeite de oliveira, este será o azeite da santa unção” Ex: 30: 24, 25),
  • E em um chifre de carneiro e derramava sobre a cabeça daquele que deveria ser ungido. “e tomarás o azeite da unção e o derramará sobre a cabeça; assim o ungirás” Ex: 29:7. (ver I Sm: 10: 1 ; 16: 13).

 

III Porque se fazia a unção?

 3.1 - Para que a pessoa a partir daquele momento estivesse consagrada, separada para realizar o ministério que lhe estava proposto fosse o sacerdócio, o governo da nação como rei e até o ofício de profeta:

“Também ungirás a Arão e a seus filhos e os santificarás para administrarem o sacerdócio”Ex. 30: 30,

O versículo acima nos relata a consagração de Arão e seus filhos para o exercício do sacerdócio no templo em Israel.

  • A unção era realizada para a consagração ou investidura de autoridade para ser rei em Israel;

“Então tomou Samuel um vazo de azeite, e lho derramou sobre a cabeça, e disse: Porventura, te não tem ungido o Senhor por capitão (ou rei) sobre sua herdade”? I Sam. 10: 1.

  • O texto nos relata a unção de Saul para ser rei em, Israel. A unção também era ministrada na consagração ou separação de alguém para exercer o ofício de profeta:

 “Também Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar”. I Reis: 19: 16.

O texto citado relata o profeta Elias ungindo a Jeú e Elizeu respectivamente rei e profeta de Israel.

3.2 - A unção era a investidura, a posse do individuo no cargo para o qual fora separado e a partir daí estava autorizado a realizar seu trabalho.

 

IV O que se podia ungir?

4.1 - De coisas: Os escudos muitas das vezes eram ungidos talvez com a finalidade de consagrá-los à guerra. o escudo de Saul, como se não fora ungido com óleo” II Sam. 1: 21 ; Is. 21: 5.

4.2 - O Tabenáculo e seus utensílios foram ungidos incluindo seus móveis:

“E com ele ungirás a tenda da congregação, e a Arca do Testemunho, a mesa com todos os utensílios, e o castiçal com todos os seus utensílios, e o altar de incenso, e o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com sua base. Assim santificarás estas coisas, para que sejam santíssimas; e tudo o que tocar nelas será santo”. Ex. 30: 26-29; 40: 9-11.

4.3- De pessoas:  Reis (I Sam. 10:1; I Reis: 1: 39,45; 19: 16), este rito da unção de reis criou o termo “ungido do Senhor” que se tornou virtual sinônimo de rei: ( I Sam. 12: 3,5; II Sam: 1: 14, 16; Sal. 20: 6 ).

Sacerdotes: a unção de um sacerdote lhe conferia um ofício vitalício: (Lv. 7:3; 10:7; 8: 12-30).

Profetas: I Reis: 19:16, Elias comissionou a Elizeu como seu sucessor por meio da unção. Comparando o Salmo: 105: 15 e I Cr. 16: 22, parece indicar que pelo menos alguns dos profetas foram ungidos o que os consagrou como representantes de Deus.

De hospedes e estranhos: no evangelho de Lucas: 7: 38 e 46 relatam-nos a história de uma mulher que ungiu ao Senhor Jesus com ungüento como prova de seu profundo amor e gratidão pelo perdão de seus pecados concedidos por Jesus Cristo. O que é importante destacar é que Jesus chamou a atenção do dono da casa por não ter ungido ao Senhor como era o costume da época ungir os hospedes, veja o que diz o vercículo 46; “Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento”.

Por razões éticas e salutares: os judeus ungiam-se quando saiam a visitar alguém, também em muitas ocasiões ordinárias, talvez por higiene e para adornar a cútis: (II Sam. 14: 2; Am. 6: 6; Sal. 104: 15 ).

 

V – COMO É FEITO A UNÇÃO  EM O NOVO TESTAMENTO

 

  • Em, o NT a unção tem sentido metafórico. A bíblia nos ensina que Jesus é o Cristo, isto é o “UNGIDO DE DEUS”, pois este é o significado da palavra (cristoç) Cristo no original grego.
  • Messias é a transliteração do vocábulo hebraico (mashîah) que significa “

      Como Jesus foi ungido?

Deus ungiu a Jesus de Nazaré, com o Espírito Santo e com poder” Atos: 10: 38.

“O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim pelo que me ungiu para evangelizar os pobres...” Lc. 4: 18.

  • Em, o NT não se usa o azeite de oliveira para ungir quem quer que seja exceto pessoas doentes, pois esta foi uma prática usada pelos apóstolos de Jesus e recomendada por eles.

“E expulsavam muitos demônios, e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”.  Mc. 6: 13. “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor” Tg. 5: 20.

Logo então a unção neotestamentário não é efetuada pelo homem, mas pelo próprio Senhor por meio do Espírito Santo. Não se unge coisas, objetos, pessoas para exercer cargos nas igrejas ou quaisquer outras, pois vivemos um, Novo Testamento, uma nova era que é espiritual e não cerimonial, pois qualquer prática de ungir com óleo é apenas cerimônia e nada mais. Logo então ungir enfermos com óleo é cerimônia? Não. A bíblia nos ensina a fazer este procedimento embora seja sabido que o óleo não tem virtude alguma, mas a oração da fé feita pelo justo pode muito em seus efeitos.

 

VI – Por que ser ungido com o Espírito Santo?

Há varias razões que a bíblia nos mostra para as quais precisamos ser ungidos pelo Espírito Santo de Deus.

6.1- Para realizarmos a obra de Deus que é espiritual e nós somos humanos, portanto carecemos do poder de Deus para esta realização com poder:

 “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestido de poder” Lucas: 24: 49.

 

 6.2- Para sermos selados, endereçados para o céu; “fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” Ef. 1: 13,14.

 

6.3- Para não sermos enganados pelo inimigo e permanecer firmes no Senhor:

“E a unção que recebeste dele fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permaneceis”. I João: 2: 27.

 

6.4- Para saber tudo sobre o Senhor e conhecer profundamente a Deus, pois o Espírito Santo penetra as profundezas de Deus. “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus”. I Cor. 2: 10.

 

6.5- Para termos confiança quando Ele (Jesus) se manifestar não sermos por Ele confundidos na sua vinda. “E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando Ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por Ele na sua vinda”. I João: 2: 28. 

Observação: O elemento que unge as pessoas revelado em o NOVO TESTAMENTO é o Espírito Santo.

Obs. Quem é o UNGIDO DE SENHOR EM O NOVO TESTAMENTO?

 

Concluindo: entendemos que há uma necessidade de ser ungido pelo Senhor por meio do Espírito Santo, porque só ele pode nos conduzir de forma vitoriosa e nos livrar de sermos enganados pelo nosso arquiinimigo. Não vamos nos enganar pelas heresias que tem surgido nesses últimos dias usando estes termos bíblicos e até bonitos, mas que estão fora da hermenêutica ou interpretação da bíblia teologicamente correta. Leiamos a bíblia estudando cuidadosamente e interpretando-a corretamente para que não sejamos por ela mesma condenados, pois o apóstolo Pedro diz em sua segunda carta capitulo 3 vercículo 16 “que os indoutos torcem igualmente as outras escrituras para sua própria perdição”.

 

Umuarama, 31 de maio de 2008.

 

Odair Orlandi

Presbítero


 CULTO DA FAMÍLIA

Muito louvor, adoração e ministrações que nos inspiram a uma vida pautada nos valores do Reino de Deus. Domingos às 19h30.

 CULTO DA MULHER VITORIOSA

No primeiro sábado de cada mês às 19h30 um especial e grandioso culto com a participação todas as mulheres que buscam sabedoria em Deus.

 REUNIÃO DOS PEQUENOS GRUPOS

Todas as quintas-feiras, um tempo para estudar a palavra de Deus, oração e confraternização em casa às 20:00 horas.

REUNIÃO DE ORAÇÃO

Um precisoso tempo em que nos reunimos como corpo de Cristo para orarmos uns pelos outros e interceder pelos necessitados. Sextas-feiras às 19h30.

JOVENS RENOVADOS

Jovens e adolescentes que se reúnem para entregar o melhor louvor a Deus e recebem orientações para suas vidas. Sábados às 19h30.


 

Venha nos Visitar

 

IPR - LOS ANGELES

Avenida Vitória, 4371

Jardim Los Angeles - Umuarama

CEP - 87.504 - 180

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.