JS Corporex - шаблон joomla Mp3

A DESTRUIÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA VIDA

A DESTRUIÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA VIDA

 

 

Salmo: 11: 3

 

 

Na verdade que os fundamentos estão sendo destruídos; que pode fazer o justo?(NVI)

Este Salmo do rei Davi, foi escrito em um momento que seu reinado estava sendo golpeado por seu filho Absalão. O rei Davi pôde ver naqueles dias que os fundamentos de seu reinado estavam sendo destruídos por vários fatores que eram fundamentais para a subsistência do governo.

A vida civil e política são construídas sobre fundamentos que são imprescindíveis para a sociedade como um todo.

São muitos os fundamentos, mas existem quatros deles que no meu entender são os mais importantes para a subsistência da vida em sociedade, são eles:

  • A
  • A Família.
  • A Religião e Crença em Deus como Criador e Sustentador de todas as coisas.
  • E as Leis e Organizações do Estado.

Antes de passarmos aos comentários do nosso tema quero definir; O que é fundamento.

 Fundamento; é a base que dá sustentação a um edifício ou qualquer construção seja ela simples ou complexa. Podemos dizer que estes fundamentos também são: ÉTICOS E MORAIS.

É notório a todo ser humano e inteligente que os fundamentos da sociedade estão sendo destruídos por vários fatores. Frente a esta realidade inegável nos voltamos para a pergunta do rei Davi;

 

TEMA: “Quando os fundamentos estão sendo destruídos; o que pode fazer o justo?”

 Faço a esta pergunta um acréscimo; o que não pode fazer e não deve fazer o justo.

 

I - MORAL: segundo o dicionário Aurélio, moral; são um conjunto de regras, costumes que rege uma sociedade, (e que infelizmente esta sendo destruída).

Este fundamento da moral está sendo destruído sob alguns pretextos usados pelos modernistas da atualidade como:

 “fundamentalista= observância rigorosa à ortodoxia de doutrinas religiosas.

 Obscurantista= ausência de conhecimento, reprovação ao esclarecimento.

 Radicalismo = comportamento ou opinião inflexível.

É por isso tudo que há alguns anos atrás tudo que era errado hoje é normal, é moderno, tudo pode tudo se faz sem o menor escrúpulo, com essas praticas a sociedade vai se afundando num mar de lama sem precedente. Lembramos: O que pode fazer o justo?”

 

II – A FAMÍLIA: fundamento importantíssimo da sociedade que está sendo destruído pelo modernismo, pela falta de respeito e até de vergonha, pela falta de compromisso dos casais que se separam sem o menor constrangimento esfacelando a família que é a célula matriz da sociedade. Em nome da modernidade se aceita triângulos amorosos no seio das famílias, traição e todo tipo de promiscuidade, vi recentemente num programa de televisão uma mãe que defendia um triângulo amoroso do filho e a apresentadora do programa com um sorriso nos lábios dizia, “que família moderna”, modernidade aceitar na família esse tipo de coisa! Isso é falta de respeito e de vergonha. As filhas e filhos ficam seminus perto dos pais e vice versa e se alguém ignorar é taxado de careta, antiquado, conservador e preconceituoso. E o que falar dos casamentos; casa-se e descasa-se com a maior naturalidade, não se tem mais compromisso e fidelidade no casamento, por esses e outros motivos esta se formando uma sociedade cheia de problemas psicológicos e traumas irreversíveis, crianças revoltadas, indisciplinadas em casa, na escola e em qualquer lugar onde estejam por quê? Porque não tem uma família sólida estruturada com pai e mãe responsáveis para educá-los e servir de exemplos. “O que pode fazer o justo?”

 

III – A Religião e Crença em Deus como Criador e Sustentador de Todas as Cosas: crer em Deus, como criador e sustentador de todas as coisas é um fundamento essencial para toda a sociedade, mas infelizmente a mídia tem trabalhado duro para tirar da mente e do coração das pessoas especialmente das crianças e adolescentes dizendo que isto é uma bobagem é coisas do passado, da vovó que não sabe ler é ignorante e são vítimas de exploradores da boa fé e da falta de conhecimento e informação. Combatem a doutrina criacionista e dá ênfase a doutrina evolucionista que já faz mais de dois séculos que inventaram mais nunca passou de uma teoria efêmera e simplista. Querendo ou não aceitar a crença em Deus todas as pessoas hão de convir que as pessoas que são crentes em Deus e religiosos, não matam, não roubam, não cometem assassinatos em série, não traficam drogas e nem são viciados nas mesmas, não torturam enfim são pessoas do bem porque acreditam em Deus tem uma religião e amam seu semelhante. Portantanto, semear a doutrina do ateísmo é destruir esse fundamento essencial a sociedade num todo. “O que pode fazer o justo?”  

IV - As Leis e Organizações do Estado: um fundamento básico e importante da sociedade que esta sendo destruído pela corrupção, pela mentira, pelo crime organizado, pela ganância insaciável de homens que detêm o poder e em suas mãos a maior parte das riquezas. A sociedade tem sido vitima de políticos e autoridades que infelizmente não estão nem ai para com o povo destruindo esse fundamento importantíssimo para todos. As leis não são observadas pelos mesmos que as fazem e as aprovam, as organizações são solapadas por atos ilícitos de corrupção, pessoas são formadas para ensinar seus clientes a mentir e negar seus atos de corrupção um verdadeiro despautério.O que pode fazer o justo?”

Antes de vermos o que deve fazer o justo veremos o que não pode e não deve fazer. Quem é o justo de que o salmista esta se referindo no texto em apreço? A bíblia sagrada nos relata que: “que todos pecaram e destituído estão da glória de Deus” Rm: 3: 23. No mesmo capitulo três de Romanos vercículo dez está escrito; “não há nenhum justo se quer”, como então entender e aplicar em nosso viver o texto “ o que pode fazer o Justo”? A bíblia sagrada nos ensina que todos os que crêem e aceitam a Jesus Cristo como seu único Salvador são justificados pela fé nele e são declarados justo pelo Senhor Deus. VER Rm. 5.1. O que o justo não deve fazer é: não se conformar com tudo isto achando que é assim mesmo, o mundo esta moderno, estamos vivendo o século XXI, etc. Vejamos o que diz o texto sagrado; “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Rm. 12: 2. O justo não pode se conformar cruzar os braços e ficar assistindo o inimigo destruir os fundamentos da vida, não, não pode, precisa lutar com todas as armas de que dispõe. O justo precisa ter em mente um pensamento que julgo ser importantíssimo; “mais valem as lágrimas por não ter vencido, do que a vergonha por não ter lutado” (autor desconhecido).

 O que o justo deve fazer?

  • Orar incessantemente, pois a bíblia nos ensina que: “que a oração de um justo pode muito em seus efeitos” 5: 16b. Deus pode mudar o coração a mentalidade das pessoas e converte-las de seus maus caminhos e formas de pensar.
  • Combater com todas as armas disponíveis: quais as armas de que dispõe o justo para lutar e combater todos os males que lutam para destruir os fundamentos da vida? Está escrito; “Na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, pela direita e pela esquerda” II Cor. 6: 7. Quais as armas? Palavra da verdade, poder de Deus, essas armas são ofensivas e defensivas. Está escrito que: “nada podemos contra a verdade, se não pela verdade” II Cor. 13: 8. O justo precisa combater com a verdade pelo poder de Deus porque essas armas são poderosas em Deus. “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas” II Cor. 10: 4.
  • O justo precisa permanecer na quilo em que tem aprendido: porque sabe de quem o aprendeu, o justo não pode mudar sua fé, seus conhecimentos de Deus, porque o cientista disse isto ou aquilo outro, porque os artistas de televisão pregam essa modernidade promiscua e diabólica, não, não pode deixar seus princípios que são fundamentados nas Escrituras sagradas. “Tu, porém, permanece naquilo em que aprendeu e de que foste inteirado, sabendo de quem tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé em Cristo Jesus”. II Tm. 3: 14,15.
  • O justo precisa ser exemplo: para as pessoas com quem convive, para os filhos, e para os mais novos. Ser exemplo não é ser um impostor radical, intransigente ignorando tudo e a todos, mas sendo moderno sem ser mundano o que é perfeitamente possível, ser fiel a Deus e a sua Palavra, viver de forma simples, mas atual sem transgredir os princípios básicos da vida.

 

Concluindo; diante de uma situação como esta: “O que pode fazer o justo”? Orar – lutar – perseverar em que aprendeu e ser o exemplo de vida para todos e com certeza Deus dará vitória e os fundamentos mais importantes da vida serão mantidos para o bem e felicidade de todos. AMÉM.                        

         

 

 

Umuarama, 27 de março de 20

 

 

Odair Orlandi

Presbítero


 CULTO DA FAMÍLIA

Muito louvor, adoração e ministrações que nos inspiram a uma vida pautada nos valores do Reino de Deus. Domingos às 19h30.

 CULTO DA MULHER VITORIOSA

No primeiro sábado de cada mês às 19h30 um especial e grandioso culto com a participação todas as mulheres que buscam sabedoria em Deus.

 REUNIÃO DOS PEQUENOS GRUPOS

Todas as quintas-feiras, um tempo para estudar a palavra de Deus, oração e confraternização em casa às 20:00 horas.

REUNIÃO DE ORAÇÃO

Um precisoso tempo em que nos reunimos como corpo de Cristo para orarmos uns pelos outros e interceder pelos necessitados. Sextas-feiras às 19h30.

JOVENS RENOVADOS

Jovens e adolescentes que se reúnem para entregar o melhor louvor a Deus e recebem orientações para suas vidas. Sábados às 19h30.


 

Venha nos Visitar

 

IPR - LOS ANGELES

Avenida Vitória, 4371

Jardim Los Angeles - Umuarama

CEP - 87.504 - 180

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.