JS Corporex - шаблон joomla Mp3

UMA FAMÍLIA BEM ESTRUTURADA

UMA FAMÍLIA BEM ESTRUTURADA E SAUDÁVEL: EIS UM SONHO AINDA POSSÍVEL

Texto: Lucas: 2: 39-52

 

Desde os dias mais remotos a família vem sofrendo modificações e, hoje nos desafia a olhar para ela com mais atenção e profundidade.

A família contemporânea encontra-se em “CRISE”, isto não significa ameaças de destruição, as crises representam adaptações necessárias ao desenvolvimento da sociedade.

Muitos conflitos têm desorganizado a estrutura familiar entre os quais podemos destacar:

  • A dificuldade e a estranheza nas relações conjugais
  • O aumento do número de pessoas divorciadas
  • A precocidade da gravidez na adolescência
  • A saída da mulher para o mercado de trabalho
  • O uso e abuso de substâncias tóxicas
  • O aumento dos transtornos de ansiedade
  • O aumento e reconhecimento da homossexualidade e outros.

Todos os fatores são preocupantes e nos convidam a uma reflexão detalhada. Sempre surgem problemas e, precisamos encontrar uma maneira saudável de solucioná-los e a separação conjugal nem sempre é a melhor.

 

FAMILIA PERFEITA...   EXISTE?

 

Não; não podemos nos iludir com um padrão de família, isso pode levar-nos a desistir de buscar soluções nos momentos de dificuldade.

Embora a família seja um projeto de Deus, as dificuldades sempre existirão e só uma família que prioriza os valores espirituais, ou seja, pais de caráter piedoso, que amam e temem a Deus de verdade vencerão.

Muitos são os problemas e causas, que tem motivado as separações dos casais, mas três são os principais; traição, independência e egoísmo.

  Traição: Por que existe traição entre casais? A resposta é simples e direta; porque não existe amor sincero e real. Onde existe amor verdadeiro e real não existe traição porque quem ama jamais faz mal, expõe seu amado ao ridículo, à vergonha, ao contrário, o amor deseja e faz tudo para que a pessoa amada seja enaltecida e honrada, o amor se folga com a verdade, tudo sofre tudo suporta, o amor é a única coisa que temos neste mundo que é eterno e que quando morrermos levaremos para eternidade.

Independência: outro grande problema entre os casais; o esposo acha que não depende da esposa, e a esposa do marido e por isso não precisam um do outro e não conseguem ficar juntos. Não querem dar satisfação um ao outro vivem achando que esse negócio de satisfação é coisa do passado do tempo da vovó, isso é um fardo e, assim vão-se esfacelando os lares e, filhos e mais filhos decepcionados, frustrados e revoltados.

 

Egoísmo: o mal do século, as pessoas só pensam em si mesmas, esquecem de seus próprios filhos relegando-os ao abandono, os casais não estão dispostos a se sacrificar, a perder, para que os filhos e a família num todo ganhem, contanto que seus caprichos e instintos sejam satisfeito, o mais que vão as favas.

O texto de Lucas: 2: 39-52; relata-nos a história da família de Jesus Cristo Nosso Senhor.

Jesus era e é o Filho de Deus, mas como humano precisou de uma família composta de pai, mãe e irmãos como qualquer outra. A bíblia nos informa muito pouco sobre a família de Jesus, mas o pouco que sabemos é o suficiente para sabermos quão honrada e bem estruturada era.

Maria, uma virgem piedosa, temente a Deus, e que obedecia a Deus sinceramente.

José, um jovem; RETO, ÍNTEGRO, JUSTO e TEMENTE a Deus.

Em suma, era um casal que dava alta prioridade aos valores espirituais, ou seja, pais de caráter piedoso que demonstravam; retidão, atenção amorosa e bondade estável. Se tomarmos a família de Nazaré como modelo, pode-se concluir que todos os desvios desse padrão criam carências e distorções nos fundamentos da personalidade.

Os fundamentos necessários para as relações interpessoais são assentados nos primeiros anos da infância. A criança aprende a linguagem dos relacionamentos muito antes de aprender a falar.

Dos relacionamentos interpessoais brotam quatro conceitos básicos da vida, os quais experimentamos durante anos de desenvolvimento. Estes conceitos não devem ser concebidos meramente mentais, mas também com conteúdo emocional, ou seja, estes dois aspectos andam juntos, quer percebamos ou não.

- No seu relacionamento com a família a criança faz seu Auto Conceito.

A família é a principal fonte de como vemos a nós mesmos. O lar é como um espelho, no qual as crianças podem se ver. Sua auto estima dependerá grandemente do valor ou falta de valor refletido nos espelhos das pessoas mais significativas para elas que são os pais.

- Através do desenvolvimento com nossos pais adquirimos as primeiras sensações de Deus.

É importante que os pais percebam que tudo que é permitido no lar é ensinado e capitado pelas crianças e, elas entendem que é permitido também em qualquer lugar. O lar é como uma janela através da qual vamos formando nosso conceito de Deus.

- Os relacionamentos familiares influenciam grandemente o modo pelo qual olhamos para outras pessoas e nos relacionamos com elas.

Como vemos as outras pessoas; como amigas? Concorrentes? Adversárias? Ou inimigas? Quais as intenções? Ajudar? Prejudicar? Animar? Ou desencorajar? O lar influi no modo como os vemos e o modo como pensamos que eles nos vêem formando assim conceito sobre os outros.

- A família é a porta para o mundo.

O modo como uma criança experimenta a vida depende muito da interpretação que seus pais têm daquilo que entra ou sai de seus lares. Desta forma, tanto uma criança mimada, quanto uma criança maltratada poderá ter problemas espirituais e emocionais, pois em ambos os casos há uma idéia errada do mundo e da vida. A crueldade e os maus tratos distorcem conceitos corretos. O mesmo acontece com o afeto sem a disciplina e o amor sem limites.

Conclusão

Para que uma família seja bem estruturada e saudável precisa estar pautada nos princípios da Palavra de Deus, da ética, da moral e até mesmo por princípios conservadores principio este muito questionado hoje, mas de uma coisa temos certeza que os princípios modernos aplicados nas famílias têm produzidos efeitos devastadores para a sociedade, isto é uma realidade que ninguém pode negar. Vemos constantemente nos noticiários crianças e adolescentes agredindo professores, assassinando os pais e avós, os colegas, uma verdadeira barbárie, tudo isto é fruto de lares desestruturados, famílias mal educadas, sem limites sem disciplina que acham que todas as pessoas têm que fazer seus caprichos e gosto estamos vivendo um caos.

Pais desajustados, que não se amam nem se respeitam são verdadeiros maus exemplos, e isto não estamos falando de pessoas simples, pobres, sem cultura e instrução adequada, não, falamos de pessoas cultas de classe média alta, políticos, artistas e formadores de opinião enfim toda a sociedade.

Precisamos acordar enquanto é tempo e mudar os rumos de nossas famílias ou seremos engolidos por este sistema mal fadado de incompreensão e desamor.

A vitória que todos vêem somente acontece após as pequenas vitórias que ninguém vê”.

 

 

Umuarama, 20 de junho de 2008.

 

 

Presbítero: Odair Orlandi


 CULTO DA FAMÍLIA

Muito louvor, adoração e ministrações que nos inspiram a uma vida pautada nos valores do Reino de Deus. Domingos às 19h30.

 CULTO DA MULHER VITORIOSA

No primeiro sábado de cada mês às 19h30 um especial e grandioso culto com a participação todas as mulheres que buscam sabedoria em Deus.

 REUNIÃO DOS PEQUENOS GRUPOS

Todas as quintas-feiras, um tempo para estudar a palavra de Deus, oração e confraternização em casa às 20:00 horas.

REUNIÃO DE ORAÇÃO

Um precisoso tempo em que nos reunimos como corpo de Cristo para orarmos uns pelos outros e interceder pelos necessitados. Sextas-feiras às 19h30.

JOVENS RENOVADOS

Jovens e adolescentes que se reúnem para entregar o melhor louvor a Deus e recebem orientações para suas vidas. Sábados às 19h30.


 

Venha nos Visitar

 

IPR - LOS ANGELES

Avenida Vitória, 4371

Jardim Los Angeles - Umuarama

CEP - 87.504 - 180

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.